Apresentação

 

Cia. Plágio de Teatro

Fundada em 2007, a brasiliense CIA. PLÁGIO DE TEATRO traz em seu histórico 14 espetáculos, dois longa-metragens e 25 prêmios entre teatro e cinema (melhor espetáculo, melhor filme, direção, ator, dramaturgia, luz, cenário e maquiagem). A companhia já se apresentou em mais de 50 cidades brasileiras além de Milão (Itália).

Por duas vezes estivemos entre as 10 melhores peças em cartaz em São Paulo e quatro estrelas pela Revista Veja recomenda, com a peça Cru, em 2013 e Noctiluzes em, 2015.
Hoje somos quatro atores, uma atriz e um diretor técnico, além dos profissionais convidados em cada montagem. Nos dividimos entre produção, direção e criação cênica.

A Companhia apoia sua pesquisa de linguagem no que julga ser o essencial no teatro, dramaturgia e ator. E neste conceito vem desenvolvendo produtos artísticos com comprovada qualidade artística e aceitação do público e crítica. Sempre chamando a atenção por sua estética minimalista e visceral, com dramaturgia contemporânea e inédita do Brasil e América Latina.

As três últimas peças, que estão no repertório, têm dramaturgia inédita e escrita para a companhia pelo premiado dramaturgo argentino, Santiago Serrano, que desde de 2013 escreve para grupo. A direção é de Sérgio Sartório, um dos fundadores da Cia. Plágio e que a mantém ao lado dos atores André Deca, Chico Sant'Anna, Daniela Vasconcelos e Vinícius Ferreira e do diretor técnico e cenógrafo, Chico Sassi. Além de artistas convidados como o sonoplasta Tomás Seferim e o cenógrafo Roustang Carrilho. A produção é feita pela Guinada Produções (Daniela Vasconcelos) e pela Deca Produções (André Deca).

Do seu repertório, os trabalhos de maior destaque são:

• ATRÁS DAS PAREDES (2019) Ainda dentro das comemorações dos 10 anos da Cia Plágio. Estreou em Dezembro de 2019 no Teatro I do CCBB-DF . Escrita pelo dramaturgo argentino Santiago Serrano contou com a participação especial das Atrizes Carmen Moretzshon e Bianca Terraza, além dos membros permanentes da companhia: Chico Sant’Anna, Daniela Vasconcelos e André Deca. Com direção de Sérgio Sartório o espetáculo é uma comédia dramática que provoca reflexões sobre a espécie humana. Até que ponto o homem age por instinto?

• SAIBA O SEU LUGAR (2019) Monólogo que comemora os 40 anos de carreira de Chico Sant'Anna e faz parte das comemorações de 10 anos da Companhia. Estreou em março de 2019 no Espaço CENA (teatro da produtora Cena Contemporânea Brasília). O dramaturgo argentino Santiago Serrano escreveu, especialmente para o ator, o monólogo no qual um homem comum revela fatos de sua vida. Tocando em questões relevantes da sociedade brasileira, como preconceito racial, violência doméstica e exclusão social, dentre outras.

• A AUTÓPSIA DE UM BEIJA-FLOR (2016/7) que ganhou o Prêmio SESC de melhor ator e iluminação, teve sua estreia no Teatro I do CCBB de Brasília. Foi sucesso de público e crítica já nesta primeira temporada. Em 2017 ganhou o PRÊMIO SESC de melhor ator e melhor iluminação e foi indicado em todas as categorias e ficou em cartaz em três teatros entre Brasília e Goiânia. Em 2018 faz parte da programação do Palco Giratório Brasília.

• NOCTILUZES (2014) ganhou o Prêmio SESC de melhor cenário e iluminação e após participar de alguns importantes festivais internacionais como Cena Contemporânea (DF), Janeiro dos Grandes Espetáculos (PE) e FILTE (BA), realizou profícua temporada em São Paulo logrando grande reconhecimento de público e elogiosas referências da crítica, que além de qualificá-lo com 4 estrelas, destacou-o entre os 10 melhores espetáculo em cartaz nos meses de julho/agosto de 2015;

• CRU (2009) ganhou 13 prêmios em festivais, além do grande sucesso de público e crítica nos anos de 2012 e 2013, quando esteve entre os 10 melhores espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo, segundo a VEJA SP, e se apresentou em mais de 40 cidades brasileiras, além de Milão, tornou-se também um longa-metragem, no ano de 2010, premiado nos Festivais de Guarnicê (MA) e Maringá (PR);